quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Dinâmicas para o mês da Bíblia!!!

Tendo em vista o mês da Bíblia disponibilizamos algumas dinâmicas relacionadas à Palavra de Deus que podem ser utilizadas pelos grupos de pós-crisma.

Fraterno abço!


Dominó bíblico

Peça principal: Bíblia. Outras: Novo Testamento, Antigo Testamento, Aliança, 46 livros, 27 livros, 73 livros, Biblioteca, povo, Deus, comunicação, Palavra de Deus, versículo, capítulo, Gênesis, apocalipse, Evangelhos, Palestina, Jesus, juízes, profetas, parábolas...

- Distribuir as palavras, uma ou duas por pessoa.

- Possibilitar que cada pessoa forme uma frase com a Palavra recebida relacionando-a com a Bíblia.

- Após, motivar para juntar as palavras recebidas formando frases assim: A Bíblia é a comunicação de Deus para com seu povo.

- Estas frases serão repetidas ou escritas em um papelógrafo ou quadro.

- Colocar no chão a palavra BÍBLIA e convidar o grupo a formar um dominó. Uma palavra precisa estar relacionada a outra e dizer o porquê.

Ex.: O que tem a ver Deus com Bíblia? Aliança com Deus? Antigo Testamento com Aliança?




Viver a Palavra de Deus

Duração: 10min.

Material: uma tigela ou copo com água, um giz, uma pedra e uma esponja.

Esta dinâmica trata-se dos participantes perceberem a importância de viver e transmitir a palavra de Deus aos outros.

Desenvolvimento: Coloque a tigela de água em local visível e vá mergulhando um a um os objetos e promovendo debate, sobre a reação de cada peça à água e comparando com a forma das pessoas vivenciarem a Palavra de Deus. Também pode tomar algum texto bíblico que fale sobre evangelização, entrega e mudança de vida; não vou citar nenhum porque a dinâmica vem ao encontro da realidade que o dirigente e de cada grupo.

1. Água: fonte que restaura e purificação e que gera vida.
Simboliza aqui a Palavra e o agir de Deus na sua vida.

2. Giz: feito de cal e que absorve para si toda água.
Simboliza pessoas que recebem a Palavra de Deus, mas ficam só para si, deixando de anunciar e testemunhá-la;

3. Pedra: material rústico que não deixa que nada penetre dentro de si.
Pessoas que se fecham e não deixam que a Palavra de Deus as transforme e molde suas vidas como vaso nas mãos do oleiro;

4. Esponja: depois de molhada absolve certa quantidade de água, assim que a aperta ela transmite o que tem de mais precioso dentro de si que é a água que purifica e restaura. É a pessoa que absorve, escuta a Palavra de Deus, e deixa que transforme e modifique sua vida; tornando também testemunha fiel do Reino de Deus.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pós-crisma de Floresta promove "Cinema na rua"!!!

Após ter criado um blog especial para o projeto pós-crisma (http://jovensunidospelafefloresta.blogspot.com/),
a paróquia Nossa Senhora do Rosário - Floresta, inova com mais uma excelente iniciativa para os crismados. É o Cinema na Rua.

Todos os crismandos e crismados estão convidados a participar.



Ourizona se apresenta no ENCAD de Castelo Branco!!!

Olá galera de Ourizona, desculpem-nos a demora em colocar fotos da apresentação de vocês aqui no blog. Demoramos para encontrar uma máquina fotográfica que tivesse as fotos de vocês. Encontramos somente duas fotos. Caos algum jovem aí de Ourizona tiver mais fotos podem nos enviar pelo e-mail (poscrisma.mga@hotmail.com) que nós postaremos aqui.

Muito obrigado pela presença de todos vocês de Ourizona. As apresentações foram maravilhosa.

Que Deus vos abençoe hoje e sempre.





Pos-Crisma de Floresta cria blog!!!

Caros amigos e amigas,
Aos poucos vamos percebendo o quanto o projeto pós-crisma vai se fortalecendo em nossa Arquidiocese. Várias iniciativas estão sendo tomadas, não obstante as inúmeras dificuldades que há para atrair os crismados para o novo projeto. Mas, sem dúvida, as alegrias são muitas e percebemos muito ânimo e coragem da parte de muitos na realização deste projeto.

A mais nova iniciativa está na cidade de Floresta. O grupo de Pós-Crisma da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, recentemente, criou um blog para divulgar os eventos realizados pelos crismados na paróquia.

Nos alegramos com esta iniciativa e desejamos que a cidade de Floresta, juntamente com os crismados, realize um frutuoso trabalho junto aos adolescentes crismados.

O link do blog é: http://jovensunidospelafefloresta.blogspot.com/

Grande abraço a todos e que Deus vos abençoe!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Encontro com catequistas na RP Castelo Branco!

No último sábado, dia 06, a equipe arquidiocesana de catequese esteve na RP Castelo Branco para mais um encontro/reunião de formação. A coordenadora arquidiocesana, Ir. Judite, esteve presente e após um momento de trabalho em conjunto os catequistas refletiram sobre sua etapa específica na catequese.

Com os catequistas da Crisma e Pós-Crisma esteve presente a Ir. Elaine. Segundo ela o encontro foi bem produtivo, onde puderam partilhar experiências do catequese e também sobre algumas iniciativas e/ou tentativas que estão sendo realizadas na implantação do pós-crisma em todas as paróquias da Região Pastoral. Também foi avaliado o ENCAD e disseram que os crismandos e crismados voltaram para suas casas muito entusiasmados com o encontro.

Obrigado a todos os catequistas pela presença, colaboração e imensa doação em favor do Reino de Deus.

Que Deus abençoe a todos.

Abaixo algumas fotos......