sexta-feira, 7 de junho de 2013

Pós-Crisma: Conectados em Jesus

A  Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - CNBB em muitas de suas assembleias tenta traçar o caminho da Igreja, avaliando caminhadas já realizadas e planejando outras a serem executadas.

Como fruto dessas incansáveis assembleias, surgiram importantes temas ou linhas de trabalhos, os quais foram discutidos em conjunto pelas arquidioceses e dioceses de todo o Brasil. Cada diocese realiza sua assembleia e se esforça para colocar em prática os assuntos que foram discutidos e assumidos na assembleia geral.

Entre os muitos temas já trabalhados e realizados, surgiu neste ano a proposta da Campanha da Fraternidade sobre os “A Juventude”, e “A Jornada Mundial da Juventude”. Que bom seria se todos os jovens fossem a este encontro de fé, amizade e de amor!

Em meio a tudo isso, dentro do projeto da Campanha surgiu a ideia, o sonho do pós-crisma. A Arquidiocese de Maringá começou a planejar como executar o pós-crisma. Para isso houve diversas reuniões e encontros, e cada paróquia passou a se organizar com o intuito de pôr este “sonho” em prática.

Na Paróquia São Mateus Apóstolo não foi diferente. Ela também está preocupada com os adolescentes que, depois que terminam os encontros preparatórios e recebem o Sacramento da Crisma deixam a Igreja, quando, na verdade, deveriam assumir novos compromissos. Em comunhão com o projeto da Igreja, da Arquidiocese e das paróquias, em muitas das quais já existe o pós-crisma, alguns articuladores passaram a se reunir para que este “sonho” fosse realizado.

Após vários encontros entre os articuladores, deu-se início a outra tarefa: a de convidar os adolescentes. Não demorou muito e logo já apareceram alguns desses recém-crismados, na verdade, uns quatro ou cinco. Todos estavam muito tímidos, inclusive os articuladores, que também não sabiam por onde começar; mas aos poucos isso foi mudando: o grupo ganhou mais adeptos e os encontros ficaram cada vez mais animados.

Os encontros eram realizados quinzenalmente, mas o grupo precisava de uma identidade, um nome, uma camiseta, e alguns cargos precisavam ser criados. Certo dia, todos reunidos diante do Sacrário, foi discutido o nome a ser dado ao grupo, e entre tantas sugestões surgiu o nome “Conectados em Jesus”, que era a cara desses adolescentes, que passam boa parte do tempo conectados no mundo virtual, mas que encontraram uma forma de estar conectados também em Jesus.  

O mais bonito de tudo isso é que quando chega o domingo todos eles se desconectam das redes sociais para se conectarem em Jesus.

Por fim, hoje os encontros são realizados todos os domingos, já com o nome definido e com camisetas, e todos estão fortemente atuando na vida da Igreja e na comunidade. O local dos encontros é a Capela Santa Rita de Cássia, nome é que o mesmo que o da comunidade.

Participam dezenove jovens, que uma vez ao mês são responsáveis pela liturgia do dia na comunidade de Santa Rita; porém recentemente assumiram, com muita dedicação, uma liturgia na Matriz. Estão ainda empenhados num teatro com o Titulo “O Filho Pródigo”, que em breve será apresentado para a comunidade.

Jovens do grupo “Conectados em Jesus” da Paróquia São Mateus Apostolo e Cebs da Paróquia Santa Rita de Cássia se reúnem todos os domingos, das 15h às 17h.

Venha você também ser um “Conectado em Jesus”.  


Neusa, Eliane, Jéssica,  Jonas e Paulo       

Articuladores do grupo de pós-crisma “Conectados em Jesus”.

Fonte: www.arquimaringa.org.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário