segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Pós-Crisma na Paróquia Santa Joaquina de Vedruna!

GRUPOS PÓS-CRISMA NA PARÓQUIA SANTA JOAQUINA DE VEDRUNA
Na Paróquia Santa Joaquina de Vedruna o projeto dos grupos Pós-Crisma teve a motivação inicial nos meses de abril e maio através de convites escritos e orais nas missas com visualização em data–show. O primeiro encontrão aconteceu no dia 14 de maio, houve a presença dos adolescentes de três comunidades; um encontro alegre, animado e de integração. Do encontrão ficou a promessa do surgimento de dois grupos, mas só um perseverou. Enfrentou dificuldades, primeiro não havia o adulto que os acompanhasse, o convite feito a uma jovem, foi aceito e ela caminhou com eles por um tempo até receber uma promoção no trabalho e precisou mudar de cidade, mas em breve foi assumido por outra pessoa com o qual se integraram em pouco tempo.
Para os adolescentes que não participaram do encontrão no mês de maio fizemos uma programação para o mês de julho de encontros localizados nas comunidades. Deles surgiram mais dois grupos. Um dos grupos, no início, enfrentou a dificuldade de conciliar o dia e horário dos encontros com a pessoa que os iria acompanhar, esse grupo iniciou as reuniões mais tarde e os membros foram aumentando. O outro grupo gostou da proposta e logo passou a se reunir, nesse há adolescentes de duas comunidades, pois em uma havia só 4 meninos que reclamaram a sua situação, então se integraram a outra comunidade próxima .
Os encontros são quinzenais, em algumas comunidades acontecem em lugar fixo e em uma é feito rodízio na casa dos participantes, assim os pais passam a conhecer os adolescentes do grupo o qual seu filho/a participa. No decorrer da caminhada já foram escolhendo os nomes, então na Paróquia temos: Comunidade Santa Cruz integrada com Nossa Senhora das Graças “Amigos pela fé”; Comunidade São Lucas “Estrela de Belém”; Comunidade Santa Catarina de Laborê “Loucos por Cristo”. Cada grupo ao escolher o nome, de maneira democrática, refletiu sobre o significado do nome.
E tem mais semente plantada germinando, o grupo da Comunidade Nossa Senhora das Graças que se crismou no dia 19 de novembro, pediu um encontro para conversar e entender o que são os Grupos Pós-Crisma (como caminham, o que faz, o material que utilizam), na mesma noite decidiram se tornar um grupo a partir de fevereiro de 2012. 
No dia 16 de dezembro todos os grupos encerram o ano com uma confraternização inclusive com a presença do novo grupo dos recém crismados.
Segundo os adolescentes, o projeto, veio em boa hora, pois eles, não se “encaixavam” nos grupos de jovens, agora têm um espaço que é seu com a oportunidade de fortalecer as amizades já existentes, aumentar o círculo de amigos e também continuar participando em sua comunidade.

Maringá, dezembro de 2011

Ir.Maria Lusitania de Sousa
(Carmelita da Caridade de Vedruna)


Grupo Amigos pela Fé



Grupo Estrela de Belém


Grupo Loucos por Cristo


Um comentário: