quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Dinâmica de retorno aos encontros dos grupos de Pós-Crisma

Dinâmica de retorno aos encontros dos grupos

Quanto tempo eu tenho

Objetivos: Partilhar as experiências vividas durante o período de férias. Provocar a saída de si mesmo (desinibição) e conhecimento do outro.

Material: Som com música alegre, caixa de fósforos (Obs: de preferência palitos de fósforos grandes e pequenos).

Desenvolvimento:

1. Todos, em círculo, o articulador distribui um palito de fósforo, não usado, de forma aleatória, de modo que no grupo tenha pessoas com palitos grandes e outros pequenos.

2. Pedir a cada participante que risque o fósforo. Enquanto o fósforo estiver aceso, vai falando das experiências vividas durante as férias (as alegrias, as novas experiências, o que aconteceu de ruim, do que sentiu falta durante este período,...)

3. Cuidar para que ele fale só o tempo em que o fósforo estiver aceso.

4. Outra opção é fazer com que os participantes conversem em dupla e depois utilizem o fósforo para falar o que conseguiram memorizar das experiências de férias vivida pelo companheiro.


Discussão: Conseguimos expressar os pontos mais importantes na nossa apresentação? Como me senti? O tamanho do fósforo era suficiente para falar tudo o que era preciso? É fácil falar de nós mesmos, ou do outro? O que significa um fósforo aceso? (marcando tempo) O que significa o fogo? (iluminando). Como vamos utilizar o tempo que temos?

Resultado esperado: Promover uma partilha e um entrosamento entre o grupo, para reiniciarem as atividades. Também fazer uma reflexão sobre as inúmeras possibilidades que temos (tudo o que poderia ser falado sobre o assunto), mas o tempo é restrito (o fósforo aceso, que pode significar a nossa adolescência, juventude ou mesmo, o nosso tempo aqui na terra), e nos obriga a fazer escolhas para priorizar o que é mais importante (o que realmente deve ser falado). A maneira como eu utilizo o fósforo é a nossa própria vida. Analisar todas as situações que aparecem durante a dinâmica.


Adaptado da Fonte: Ronildo Rocha, Catolé do Rocha, PB.
Endereço eletrônico: ronildorocha@yahoo.com.br

Um comentário: